Dry Needling
Dry Needling

O Dry needling, ou agulhamento a seco, é uma técnica invasiva que utiliza agulhas e promove os efeitos de dor miofacial e da tensão muscular sem a necessidade de medicamentos.
O agulhamento é feito sempre com agulhas descartáveis (como as agulhas da acupuntura) e a aplicação deve ser a mais direta e precisa possível. Entretanto diferentemente da acupuntura, que visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, o agulhamento a seco visa diminuir a dor muscular do paciente quase que instantaneamente.
A técnica pode ser superficial ou profunda, dependendo da indicação. De acordo com o local acometido, cada aplicação possui a sua técnica específica.
Dentre as indicações estão:
- distúrbios musculares
- torcicolos
- pontos gatilhos
- síndrome miofascial
- cefaléia tencional
- cervicalgias
- fasceíte plantar
- dorsalgias
- lombalgias
- ciatalgias
- tendinites
- epicondilites
Na fisioterapia esportiva a técnica é bastante utilizada com excelentes resultados nas lesões musculares (estiramentos, contraturas e contusões), tendinoses patelares e de calcâneo assim como nas entorses de tornozelo e joelho.
Em alguns casos, pode-se utilizar o eletroagulhamento, onde as agulhas são conectadas em um aparelho de eletroterapia e recebem os estímulos que serão dissipados através da agulha proporcionando analgesia ao paciente.
Nas dores irradiadas por ponto gatilho, os pacientes relatam diminuição da dor logo nas primeiras sessões.